quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bate-papo sobre Consultoria

A Personal Stylist Luciana Vianna conversou por mais de uma hora com as acadêmicas

Conversa informal: estudantes interagiram com perguntas
    Ao contrário do divulgado na protocolar programação, nada de palestra. A historiadora, artista plástica, especialista em Moda e ex-professora do curso de Design de Moda da UCPel, Luciana Vianna, sentou-se na mesa e confortavelmente deixou-se levar pelo rumo dos questionamentos do público para falar sobre Consultoria de Imagem.  Entre as "trocas de figurinhas", Luciana transmitiu às acadêmicas suas experiências na área, deu dicas e fez alertas. O bate-papo durou mais de uma hora da noite de quarta-feira (10), terceiro dia do evento.
     
          A consultora trabalha mais para seus "afetos", como chama. Não tem página na internet e confessa que não é muito chegada às novas tecnologias. "Somos nosso próprio cartão de visitas". Luciana diz que o empatia é essencial. O cliente procura o consultor com o qual tem maior afinidade e confiança, segundo ela. Mudança total é o pedido mais frequente, mas a profissional alerta que é preciso analisar caso a caso. "Mas será que precisa tanto?", questiona. Lembra que não é só a roupa que faz parte da imagem pessoal. "Tem o cabelo, a sombrancelha, até o carro", ela causa risos. 

Stylist optou pelo "cartão de visitas" preto
    
      Adaptação à identidade de cada um, ao momento vivido pela pessoa e ao ambiente são as regras principais. "Gosto da transgressão, mas gosto de regras de comportamento também", diz ao responder uma pergunta sobre adequação da roupa ao local onde pretende-se ir. Apesar do consultor ter o papel de orientar o que cai melhor no corpo, o que encaixa melhor com a personalidade e com a ocasião, Luciana chama atenção para um detalhe importante: "nunca podemos ter a pretensão de mudar alguém, as pessoas mudam porque querem". Sobre isso, acrescenta que mudança radical é muito difícil, e aqui critica o método mostrado no reality Esquadrão da Moda. Segundo a profissional, o repertório de vida do cliente deve ser respeitado, por isso nada de jogar tudo fora, cada peça faz parte desse repertório. Luciana confessa que tem um acervo de peças que as clientes descartam (espontaneamente, é claro) e deixa a dica: o armário da vovó pode surpreender. "Achei umas rendas maravilhosas que não existiam mais", conta.

  • Entre em contato a consultora pelo e-mail guavianna@uol.com.br
Por Larissa Rilho Munhoz
@larissamunhoz   

Nenhum comentário:

Postar um comentário