terça-feira, 9 de novembro de 2010

Noite do Design Gráfico

Duas profissionais da habitação do curso de Artes Visuais palestraram aos acadêmicos de Moda

Pesquisa de Tendências e Estamparia voltada á Moda foram as palestras que rechearam com imagens, referências e conhecimento a segunda noite da IV Semana Acadêmica do Design de Moda da UCPel. As profissionais de Design Gráfico, Paula Thofehrn e Gracia Casaretto foram responsáveis pelas duas palestras de hoje (9) e tiveram o desafio de manter os estudantes interessados em uma noite fria e chuvosa de primavera. Infelizmente, a terceira palestra não ocorreu, mas a coordenadora do curso, Aline Machado, adiantou que o tema Gestalt aplicado à moda será ministrado pela professora Flávia Barros em outra oportunidade.


Do efêmero ao eterno
Pesquisa de Tendências foi o tema abordado por Paula

Paula Thofehrn foi a primeira a explanar. A designer apresentou seu trabalho de conclusão de curso (TCC), no qual versou sobre tendências do design gráfico. Ela explica que inevitavelmente teve que aprofundar-se na moda, pois tendência está intimamente ligada às questões da área. Segundo Paula, as tendências são ciclicas, ou seja, estão sempre se modificando. "Podem mudar uma sociedade, é um poder muito almejado", adverte. A designer explica que há macro e microtendências. As primeiras são abrangentes e tem vida longa, como por exemplo a ideia de sustentabilidade. Já as microtendênciais são mais efêmeras ou mutáveis e podem modificar ou criar uma macrotendência. Contudo, segundo a profissional, o grande mistério está na influência, em quem determina e faz com que a tendência seja efetivamente sucesso. Paula destaca que os blogs e as revistas tem um muito poder e que os bureaus de tendências tem maior possibilidade de detectar quais são os formadores de opinião para tentar instalar uma tendência, mas ainda assim é uma tarefa difícil. Os clogs e as transparências em roupas foram citados como exemplos de insucesso até o momento. Porém, ela alerta que não há futuro sem resgate do passado e que é necessário conhecer até mesmo as tendências que o profissional da moda não pretende seguir. "Toda tendência tem sua contratendência, é como ação e reação". E ao mostrar as tendências de cores para o Verão 2011 ditadas pela Pantone, Paula diz acreditar que o branco estará mais em alta do que o clássico e básico preto.

                                                                        Formas e cores
Gracia mostrou seu trabalho passo a passo

A segunda e última palestra da noite também originou-se em um TCC. Gracia Casaretto, artista visual habilitada em Design Gráfico e estudante de Moda, falou sobre seu trabalho que culminou na criação de uma coleção lançada para o Verão 2010 e no surgimento da marca própria. Estampa Hidraúlica foi o resultado de quatro etapas de um processo criterioso que partiu do objetivo de conceder ao designer gráfico a possibilidade de desenvolver estampas. Gracia abordou o universo da Moda na primeira parte onde determinou que seu foco seria desenvolver looks autorais e não fazer apenas releituras. Após, mergulhou no Design e caiu de cabeça na Estampa e Estamparia, termos que diferencia: estampa são elementos impressos no tecido enquanto estamparia pode ser formada pelo entrelaçamento de fios. Após estudar essas áreas partiu para quarta e última parte do processo: a Criação. Entrevista com o Designer Daniel Morais, desenvolvedor de estampas para marcas como Cantão e C&A, está nesta etapa, que também contém a escolha dos ladrilhos hidráulicos dos prédios históricos pelotenses como protagonista do desfile. As estampas criadas a partir de estudos das referências herdadas da história arquitetônica da cidade foram impressas através da técnica de Stencil. "Eu queria fazer em estamparia digital, mas custaria R$5 mil", conta. O resultado foram 32 estampas em looks que formaram a coleção Estampa Hidraúlica, que originou a mais recente Ladrilhama Flutuante.


Por Larissa Rilho Munhoz

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