segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Moda em imagens

Fotografia e Produção de Moda em questão no primeiro dia da IV Semana Acadêmica do Design de Moda


70% dos alunos da Moda estiveram na palestra de abertura
Pouco ou quase nenhum zumzumzum, olhos e ouvidos bem atentos sob a meia luz. Esse era o clima da palestra de abertura da IV Semana Acadêmica do Design de Moda da UCPel. O espaço Multiuso do Campus II não estava lotado, mas contava mais de 70% total de acadêmicos do curso. Porcentagem interessada, público qualificado que não deixou escapar nenhuma das dicas, histórias e experiências transmitidas pelos palestrantes Rodrigo Nunes, fotógrafo, Roberto Caballero e Camila Vieira, produtores de moda. 

O trio da Ui Produtora explanou por mais de uma hora sobre Fotografia e Produção de Moda. Os desafios locais, os imprevistos inevitáveis, as técnicas e processos empregadas manteram o assunto atraente para as estudantes de Moda e instigaram ainda mais aquelas que querem trilhar esse caminho profissional. Caballero ressalto logo de pronto que a carreira em produção de moda é um mercado novo em Pelotas. E por isso, um desafio enfrentado desde 2009 pela Ui. "Tivemos que criar consciência nos lojistas da necessidade de um produtor", conta Camila. A empresa lançada no evento Moda Pelotas do ano passado, iniciou com a produção de catálogo de moda para Emilice e dos desfiles de grifes locais como a 3 Gurias. "Chegamos para a Emilice e propuzemos: a gente entra com nosso trabalho e vocês com a impressão do catálogo", revela a produtora.

Desde então, não pararam mais e agora contam com um reforço. O fotógrafo Rodrigo Nunes emprega seu olhar treinado nos editoriais da Ui. O profissional faz questão de deixar claro a diferença entre esse tipo fotografia e as de book. "Book é mais livre, editorial tem que mostrar o produto, a marca ou o conceito de marca". Camila acrescenta que editorial de moda tem que ser comercial e por isso o gosto pessoal deve ficar de lado. "Temos que produzir para o público-alvo", destaca. Nunes, então, ressalta que o enquadramento e a iluminação das fotos são chaves para que o que deve ser mostrado fique em evidência. Os editoriais da Mania de Usar, 5 Marias e Hair Tech sob a produção deles exemplificaram as explanações. Algumas das fotos podem ser conferidas no blog da Ui.

Acima de todo planejamento, organização e técnica, está a sintonia da equipe. E essa é por unanimidade eleita pelo trio a responsável pelo sucesso que a UI Produtora vem atingindo. "Conseguimos chegar onde chegamos, e conseguiremos ainda ir mais longe, por causa do trabalho em equipe", fala Camila em nome dos rapazes. Para finalizar, o trio deixou um recado incentivador ao público: "Não desistam, começamos sem nenhum real e ninguém vai chamar vocês de loucos, porque vocês já fazem moda, o que produzirem é lucro", brinca ela, com o apoio deles.
Equipe unida: Camila Vieira, Rodrigo Nunes e Roberto Caballero

Por Larissa Rilho Munhoz

2 comentários:

  1. É isso ai... tem que mostrar as caras!! Parabéns.. sigam nessa que voces vao muito longe!!
    :)

    ResponderExcluir
  2. essas palestras são apenas para alunos? E os dias do Ucpel Fashion Days, são sempre os mesmos? Vocês divulgam horários? É possível de alguma maneira acompanhar todo o evento ao vivo?

    ResponderExcluir