Futuras designers de moda mostram na prática o valor social do mundo fashion
Três projetos de extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que envolvem o Curso de Tecnologia em Design de Moda foram apresentados pelas alunas integrantes na noite desta quinta-feira (11). Projeto Vida, Oficina de Moda CAPS e Moda como Fator de Inclusão Social são provas de que o mundo fashion vai além de ateliês, páginas de revistas e passarelas.
Modelagem para mãe e bebê
Criações para aconchegar o bebê |
Também foram confeccionadas toucas para os recém-nascidos, pois nos primeiros momentos de vida o bebê tem a temperatura muito baixa nas extremidades do corpo. A peça tem por objetivo proteger a cabeça do bebê do frio. Outra ideia apresentada pela alunas foi a máscara para fototerapia (tratamento para combater a icterícia, conhecida como "amarelão"). Essa proteção é necessária por a incidencia intensa de luz durante as seções pode prejudicar as córneas do recém-nascido. Até chegar ao modelo definitivo, foram feitos três modelos. A versão inteiramente em ribana com velcro foi aprovada pela equipe de médicos da UTI Neonatal.
As demandas surgiram das necessidades relatadas pelo profissionais da maternidade do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU), que tem como mantenedora a UCPel. As peças desenvolvidas pelas alunas Caroline Nunes, Marília Ribeiro, Rejane da Rosa e Simone Rickes já estão sendo utilizadas por mães e bebês do HU. O Projeto também se fez presente na Semana Mundial do Aleitamento Materno em Porto Alegre.
Personalização como terapia
A partir de outubro de 2009, o CAPS firmou parceria com o Curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel com o objetivo de promover o fomento das atividades e expansão, buscando estimular o desenvolvimento da criatividade de cada usuário e do conhecimento na aréa de design da moda.
Na Oficina são trabalhadas diversas técnicas que utilizam matérias convencionais aplicados de forma diferenciada proporcionando a reconstrução de conceitos e aplicação dos mesmos no vestuário criando uma marca pessoal. Márcia deixa claro que não é customização, e sim personalização: a forma original é mantida, apenas acrescenta-se detalhes como bordado, flor ou croche agregando valor as peças. As usuárias ainda tiveram aulas sobre história da moda, desenvolvimento de coleções, pesquisa de tendência, cores e desenho de estilo.
Inclusão fashion
Alunas-professoras do projeto apresentam sua experiência |
Para fechar as apresentações, as alunas Helena Gonçalves, Marielle Rey, Luciele Abeijon e Rejane da Rosa expuseram suas experiências junto ao projeto Moda como Fator de Inclusão Social. Originado de uma parceria com a Capelania Universitária da UCPel, o projeto é desenvolvido desde agosto de 2009 no laboratório do curso de Design de Moda, onde as alunas tornam-se professoras ao transmitir o que aprender na universidade para mulheres de comunidades carentes de Pelotas.
Dois dias por semana, as aprendizes de 21 a 60 anos de idade tem lições de desenvolvimento de coleção, modelagem e pilotagem. A evolução das aulas se dá conforme o ritmo de aprendizado, levando em conta as dificuldades enfrentada por cada uma delas. O quarteto de futuras designers confessa que paciência e empatia são palavras-chaves para o trabalho que vem desempenhando.
Por Elisa Mendes e Larissa Rilho Munhoz
@rcjamor e @larissamunhoz
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